sexta-feira, 20 de março de 2009

A música influencia na vida dos jovens?


http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/03/20/fas-de-varios-paises-se-acotovelam-em-frente-ao-sambodromo-para-ver-radiohead-754924681.asp


Os jovens são influenciados pela mídia porque ela exerce poder na formação da identidade de cada um deles. Isso faz com que um grupo como o Radiohead consiga mover fãs de todo mundo devido à influência que suas músicas e vídeos exercem sobre eles. Esses cantores levam a crer que se pode arriscar na moda que tudo combina fazendo com que dessa forma seja possível a formação de um novo eu que seja autêntico. Isso ocorre porque na sociedade contemporânea se tornou possível ter livre escolha e, consequentemente, formar a identidade pessoal sem necessitar de um grupo ou tribo.
Essas mudanças ocorridas em relação à identidade fazem com que esses jovens consigam descobrir sua identidade, porque na verdade eles não nasceram com ela, simplesmente foi sendo moldada aos poucos pela sociedade determinando quem eles são e formando suas opiniões. Eles tentam se encaixar no padrão imposto pela cultura da mídia onde todos são influenciados pelas imagens e figuras que na maioria das vezes manipulam o público que querem imitá-las, exercendo um importante papel na transformação dos indivíduos.

Postado por: Isabela Carvalho

Mariana Araújo

Um comentário:

  1. Música, mídia e a construção da identidade pós-moderna, hiehehe! ;)

    ResponderExcluir