sexta-feira, 27 de março de 2009

A auto-suficiência de Lenine


Lenine é conhecido mundialmente pelas suas composições e sua voz sem igual. Um cantor, compositor, arranjador e músico pernambucano. Ao ser entrevistado pelo jornal Le Monde (França-2009), afirma estar salvo da pirataria, uma vez que, se considera um “artesão” da música, tendo seu público fiel é o suficiente e não dependendo assim da mídia para a divulgação de seu trabalho. Nota-se uma contradição na fala do cantor, uma vez que, essa afirmação foi veiculada numa mídia.
O cantor afirma não depender da mídia para reconhecimento de seu trabalho, já que ter seu público fiel é o suficiente. Questionamos sua afirmação, pois na cultura da mídia é estudado o quão se pode influenciar, persuadir e até mesmo manipular pessoas, independente de sua classe social. Para chegar á esse grau de auto-suficiência é necessário mostrar-se ao público, divulgar seu trabalho em todos os meios de comunicação. Há necessidade de persuadir as pessoas que seu trabalho é digno de ser apreciado, para isso não há uma independência em relação ao meio midiático. Ambos são interligados, o artista precisa da mídia para divulgar seu trabalho assim como a mídia precisa do artista para manter-se atualizada e renovada, prendendo assim a atenção de um determinado grupo de pessoas com uma só intenção, gerar lucro para ambos por mais que esse fato não seja explícito.


Postado por : Priscilla Vieira lemos e Barbara Salles M. Lima


Referência:




Um comentário:

  1. Eu acho esta discussão é interessante, mas discordo desta opinião. Eu acho que é preciso diferenciar duas situações, uma é estar completamente dependente da mídia para divulgar o seu trabalho e outra é ser completamente independente da mídia, mas usar a mídia para complementar o processo de divulgação. Enquanto que no primeiro caso, o artista está subjugado à mídia, no outro caso, é verdade que depende em parte dela, mas tem algum poder de negociação (porque não depende somente dela). Quando esse artista, diz que é independente da mídia, o que ele quer dizer é que, mesmo que a mídia não divulgue (ou até danifique o seu nome) ele tem argumentos para não cair no esquecimento, (que é o que acontece hoje, infelizmente) a muitos artistas (estão subjugados à mídia/discográficas). Por isso eu acho que o que ele diz é totalmente coerente, o que é preciso é saber em que situação uma grande parte dos artistas mediáticos estão.

    Espero, com este comentário dar uma ajuda para esclarecer e ajudar a sociedade a ser melhor

    ResponderExcluir