sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cultura de quem?



Através dos tempos, a indústria cultural vem minando as manifestações culturais. Cada vez
mais as pessoas vêm perdendo parte de sua cultura, e agregando à ela a cultura que recebe
através da mídia. O poder de alcance da mídia por sua vez, facilita esse processo.


A chamada cultura global está roubando um lugar que pertence à cultura regional. Hoje em
dia, no Brasil, comemoramos o Dia das Bruxas (Halloween) muitas vezes sem saber o por quê,
já que seus motivos não estão na raíz da cultura brasileira. A mídia, através de um processo
massificante, dita como deve ser desenvolvida uma manifestação, que na verdade, deveria ser
espontânea.


Segundo Douglas Kellner, isso acontece porque a mídia trata tudo de forma comercial. Para a
mídia, qualquer manifestação cultural é uma mercadoria, logo, ela tenta extrair o máximo de
lucro possível. É por esse motivo que somente as manifestações mais lucrativas ganham espaço
na mídia, e são difundidas como comportamentos globais. A partir daí podemos fazer a
pergunta: essa cultura que a mídia vende é minha?


Postado por:
Carol Bentes &
Pedro Paulo Maia

Um comentário:

  1. Vi a foto desses indiozinhos e senti saudade das minhas aulas de antropologia na faculdade.

    ResponderExcluir