Através dos tempos, a indústria cultural vem minando as manifestações culturais. Cada vez
mais as pessoas vêm perdendo parte de sua cultura, e agregando à ela a cultura que recebe
através da mídia. O poder de alcance da mídia por sua vez, facilita esse processo.
A chamada cultura global está roubando um lugar que pertence à cultura regional. Hoje em
dia, no Brasil, comemoramos o Dia das Bruxas (Halloween) muitas vezes sem saber o por quê,
já que seus motivos não estão na raíz da cultura brasileira. A mídia, através de um processo
massificante, dita como deve ser desenvolvida uma manifestação, que na verdade, deveria ser
espontânea.
Segundo Douglas Kellner, isso acontece porque a mídia trata tudo de forma comercial. Para a
mídia, qualquer manifestação cultural é uma mercadoria, logo, ela tenta extrair o máximo de
lucro possível. É por esse motivo que somente as manifestações mais lucrativas ganham espaço
na mídia, e são difundidas como comportamentos globais. A partir daí podemos fazer a
pergunta: essa cultura que a mídia vende é minha?
Vi a foto desses indiozinhos e senti saudade das minhas aulas de antropologia na faculdade.
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